quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Artigo sobre a Dança do Leão Chinês em Brasiléia Acre



UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC
CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS – CFCH
CURSO DE GEOGRAFIA PLENA EM LICENCIATURA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA CULTURAL






DISCENTES: ANDRÉIA TOLENTINO DO ROSÁRIO








Artigo: A Dança do Leão uma mova modalidade cultural da cultura Chinesa em Brasiléia Acre




RIO BRANCO – ACRE OUTUBRO DE 2013


DISCENTE: ANDRÉIA TOLENTINO DO ROSÁRIO
















Artigo avaliativo da Disciplina Geografia Cultural no 7º período ministrada pela Professora Maria de Jesus Morais. Como pré-requisito para a da nota da N2.






















RIO BRANCO – ACRE OUTUBRO DE 2013
SUMÁRIO
1. Introdução_________________________________________________4
2. Historia____________________________________________________5
3. A Importância do Leão _______________________________________5
4. Formação do Grupo__________________________________________6
5. Leões Nortista e Sulista ______________________________________7
6. Um Sinal de Desafio__________________________________________8
7. Algumas Rotinas_____________________________________________9
8. Origem da Dança do Leão no Brasil _____________________________9
9. Mestre Chiu Ping Lok________________________________________10
10. Dança do Leão em Brasiléia Acre______________________________11
11. Alunos da Escola Dragões de Orion____________________________12
12. Apresentações da Dança do Leão na Gameleira__________________13
13. Alunos da Escola Dragões de Orion____________________________14
14. Apresentações da Dança do Leão em Brasiléia__________________14
15. Considerações Finais _______________________________________15
16.Referências________________________________________________16
Introdução
Este trabalho tem como finalidade retratar uma das culturas mais populares da China. A Dança do Leão segundo a lenda mais popular após um sonho do imperador, no qual um animal estranho salvou sua vida, ele ordenou que construíssem figuras que representasse esse animal "mítico”, começaram então a esculpir leões para as entradas dos palácios, e pinturas de leões nas paredes. O Leão se tornou assim símbolo de sorte, felicidade e prosperidade, a lenda diz que, quando a Dança do Leão é realizada, ocorre uma limpeza no ambiente, trazendo muita sorte e paz para quem acredita.
A Dança do Leão é realizada por escolas de Kung Fu para espantar os maus espíritos, trazer muita sorte, felicidade e prosperidade. Existem vários estilos de Dança do Leão, mas a mais popular são a Nortista e a Sulista. Aos 24 anos de idade, em 1960, chegou ao Brasil o jovem Chiu Ping Lok. Com um vasto conhecimento em artes marciais, adquirido ao longo dos anos vividos na China, o Mestre Chiu Ping Lok começou então a dar aulas de Kung – Fu e Dança do Leão aos finais de semana no Centro Social Chinês de São Paulo, em 1963, mas só para os chineses radicados naquele local. Porem, suas qualidades como mestre foram mais fortes que as diferenças de etnia e nacionalidade. Começando a ensinar brasileiros.
Dança do Leão vem sendo realizada no município de Brasiléia, onde o 1º curso dessa modalidade realizado no Estado do Acre, teve duração de 40 horas/aula, com inicio dia 23/03/2013, sábado a partir das 09:00 horas da manhã, no Ginásio de Brasiléia Eduardo Lopes Pessoa. Arealização desse curso foi um marco na história do Kung Fu acreano, que sempre preza pelos princípios dessa arte "milenar”. Deste fevereiro de 2009, abertura do ano chinês (ano do rato). Desde então as crianças e jovens dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia estão cada vez mais encantados com esta nova modalidade cultural desenvolvida, pela escola de kung-fu Dragões de Orion em Brasiléia.


História
A Dança do Leão tem uma historia muito longa, o primeiro registro de uma apresentação de uma forma arcaica de Dança do Leão, data das dinastias Qin e Han (300 A.C), entretanto existem muitas diferenças históricas e mitos sobre como e quando se originou, e não existem registros históricos exatos sobre seu nascimento. Uma das historia mais ,populares coloca, a origem da Dança do Leão na dinastia Tang (618-907 D.C), de acordo com a lenda, o imperador da época teve um estranho sonho numa noite, no qual uma criatura estranha(Leão) salvou sua vida, e o levou para um lugar seguro. No dia seguinte, desejando saber que criatura era aquela, e qual o significado de seu sonho, o imperador reuniu os seus ministros e descreveu seu sonho. Um deles explicou ao imperador que aquela estranha criatura era semelhante a um animal do ocidente (Leão).
O imperador ordenou que construíssem figuras que representasse esse animal "mítico”, começaramentão esculpir leões para as entradas dos palácios, pinturas de leões nas paredes, e confeccionar trajes e fantasias para representar esse animal, em espetáculos para a corte imperial, por ter salvado a vida do imperador em seu sonho, o Leão se tornou assim símbolo de sorte, felicidade e prosperidade. A lenda diz que, quando a dança do leão é realizada, ocorre uma limpeza no ambiente, trazendo muita sorte e paz para quem acredita.
A Importância do Leão
O Leão e confeccionado de forma artesanal, a cabeça é construída de um vigamento de bambu e coberta com papel colorido que encarna sua forma, dentro da cabeça está um sistema de alavancas e cordas que permite ao dançarino manipular olhos e orelhas e preso a parte inferior da cabeça fica uma placa articulada que representa sua boca. Um longo manto de tecido multicolorido forma o corpo e rabo (a opção de se usar calças acompanhado o manto). Um Leão completo pesa em torno de 20 Kg.O traje de leão pode ser manejado por um único dançarino, que salta e movimenta energicamente a cabeça, as mandíbulas e olhos da fantasia, ou por um par de dançarinos, que constituem as pernas dianteiras e traseiras do animal. O uso do par de dançarinos é visto em exibições de acrobatas chineses, com os dois dançarinos agindo em conjunto para movimentar o animal entre plataformas de várias alturas. A dança é tradicionalmente acompanhada por gongos, tambores e fogos-de-artifício, representando uma chuva de boa sorte. A Dança do Leão é realizada por membros de uma escola de Kung Fu tradicional, que só é considerada completa se teve uma equipe de Dança de Leão, juntamente com a arte marcial.
As habilidades necessárias para as apresentações da Dança do Leão vêm sendo passada de mestre para discípulo há séculos. Incluem força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, e habilidade de visualizar e improvisar movimentos expressivos. A pesada cabeça do Leão requer um praticante com braços e ombros fortes, e a movimentação de pernas para incluir as mais variadas posturas e chutes do Kung Fu. A pessoa que fica na cauda permanece com as costas inclinada a maior parte do tempo, o que requer pernas e costas muito fortes, pois uma dança demora de 20 a 30 minutos ou mais.
Formação do Grupo
“Tambor normalmente é o mestre da escola, Pratos (1 a 3) os alunos mais velhos, Gongo o aluno mais velho da escola, Cabeça do Leão o aluno mais habilidoso e corajoso, Cauda do Leão o aluno mais forte e O Monge Dá Tóu Fó, “Buda cabeçudo” ou Monge da cabeça grande" personagem que segundo a tradição simbolizar simplicidade e nobreza de sentimentos, para com a natureza e os animais. Durante a dança tem papel importante, pois de certa forma conduz o Leão mostrando-lhe o caminho por onde deve passar.
O Leão é tradicionalmente considerado como uma criatura guardiã em muitas culturas asiáticas. Ele é representado na tradição budista como a montaria de Manjusri. A dança do leão é realizada em muitas culturas asiáticas, incluindo China, Japão, Vietnã, Coreia, Taiwan e Tailândia, entre outros, cada país possuindo seu estilo e propósitos próprios. Na China é parte importante nas celebrações do ano novo chinês. A Dança do Leão é uma reconhecida tradição do folclore Chinês também é parte importante de uma escola tradicional de Kung Fu, é parte essencial das festividades e comemorações chinesas e tem grande importância em eventos como aberturas de jogos, recepções aos governantes, casamentos, inaugurações de negócios. Geralmente nesses tipos de eventos a Dança do Leão é realizada por escolas de Kung-fu para espantar os maus espíritos, trazer muita sorte, felicidade e prosperidade. Existem vários estilos de Dança do Leão, mas a mais popular são a Nortista e a Sulista.
Leões Nortistas Leões Sulistas
Fonte: www.unicamp.br/nipe/taichi/leon. Fonte: www.shaolinvalinhos.com.br/.
A dança nortista se originou nas regiões setentrionais da China, onde era usada para o entretenimento da corte imperial. O leão nortista é geralmente de cor vermelha, laranja e amarela (às vezes com pelagem verde para a leoa), é de aparência desgrenhada e têm uma cabeça douradacom um arco vermelho ou verde na cabeça para indicar se se trata de um macho ou uma fêmea. A dança nortista é muito acrobática e é realizada principalmente como entretenimento. Os leões geralmente aparecem em pares.
Durante uma apresentação, os leões nortistas se parecem com um cão pequinês ou Cão Fu, e seus movimentos são muito realistas. Acrobacias são muito comuns, com proezas como se equilibrar ou se balançar sobre uma bola gigante. Algumas vezes aparecem como uma família, com dois grandes leões "adultos" e um par de "leãozinho". Ninghai, em Ningbo, é chamado de "Lar da Dança do Leão".
A Dança do Leão Sulista é de natureza mais simbólica,ela é realizada geralmente como uma cerimônia para exorcizar espíritos maléficos e para invocar sorte e felicidade. O leão sulista exibe uma vasta variedade de cores e tem uma cabeça peculiar com grandes olhos, um espelho na testa e um chifre único no centro da cabeça. O estilo sulista pode ser subdividido em Fut San (Montanha do Buda), Hok San (Montanha do Grou), Fut-Hok (estilo menor que é quase um híbrido de Fut San e Hock San), Chow Gar (estilo menor praticado pelos participantes do estilo de Kung Fu da família Chow) e o Qing Shi (Leão Verde - popular entre os Fujianos/Hokkianos e Taiwaneses).
Fut San é o estilo que muitas escolas de Kung Fu adotam, requer movimentos poderosos e resistência quando em espera. O Leão se torna a representação da escola de Kung Fu e somente os estudantes mais avançados podem realizá-lo .O estilo Hok San é mais comumente conhecido como um estilo contemporâneo combina uma cabeça de Leão Sulista com os movimentos do Leão Nortista e tenta reproduzir um aspecto e movimentos mais realistas, bem como performances acrobáticas, sua cauda curta é também favorita entre as trupes que fazem o salto da baliza (jong) .
Quando o Leão que dança entra numa vila ou jurisdição, imagina-se que ele preste seus respeitos ao templo budista local, em seguida aos ancestrais e finalmente atravesse as ruas para trazer felicidade ao povo. Existem três tipos de Leão: O Leão Dourado, representando vigor; o Leão Vermelho, representando coragem; e o Leão Verde, representando amizade.
Um Sinal de Desafio e Outros Tipos de Leões
Por ocasião de diversas cerimônias, quando os Leões de duas escolas diferentes deparam-se na rua, é costume que eles abaixem a cabeça e que o ritmo dos tambores que os acompanham diminua, em sinal de saudação amigável. Assim as duas escolas, simbolizadas aqui por seus respectivos Leões, cruzam em paz. Se num momento qualquer acontece que a cabeça de um dos Leões fique levantada e que o ritmo do tambor se acelere, é um de desafio que pode ser seguido por afrontas violentas até a destruição completa de um dos Leões.
Normalmente é o Leão Preto que chama para o desafio, o Leão vermelho costuma aceitar facilmente, porem tem uma postura mais marcial (não costuma chamar para o combate), já o Leão Branco e os coloridos são mais pacíficos e por isso são chamados de Leões auspiciosos.
Algumas Rotinas
Batismo do Leão: antes da primeira dança, o Leão recebe um batismo formal, pinga-se sangue de galo nos olhos do Leão e amarra-se uma faixa vermelha no chifre. O Leão Dormindo: essa rotina e normalmente feita após a cerimônia do batismo, o atleta fica com os olhos se-serrados, sua perna direita fica a frente da esquerda tropeçando de sono e então fica sentado em uma posição encolhida enquanto se inicia. Um balança de um lado para o outro de forma lenta como se o Leão tivesse dormindo, de repente abri os olhos maneja as orelhas se coça, se lambe e a partir dai inicia-se vários passos e movimentos com a cabeça. Leão em Vigilância: Leão morde o ar, boceja, caça moscas. Leão coça o rabo: A cabeça da mordidas na traseira perseguindo em círculos como se tivesse atacado por pulgas, coça debaixo das pernas traseira. Leão sai da caverna: Representa a saída da caverna dois cavalos com bandeiras ou armas longas. Leão cauteloso: Medroso de possível ataque salta frequentemente pra traz.
Origem da Dança do Leão noBrasil
Fundadores da escola Fei Hók Phai Kung Fu, aos 24 anos de idade, em 1960, chegou ao Brasil o jovem Chiu Ping Lok, com a finalidade de seguir depois para os Estados Unidos, onde pretendia fixar residência junto de seus familiares que lá passaram a viver. Contando apenas com o apoio de um tio em terras brasileiras, o jovem chinês teve que superar o choque cultural entre os dois extremos do mundo. Com muita determinação e vontade de vencer, Chiu Ping Lok, com a ajuda de um amigo, aos poucos foi superando as dificuldades com a linguagem.
Com um vasto conhecimento em artes marciais, adquirido ao longo dos anos vividos na China, Mestre Chiu Ping Lok começou então a dar aulas de Kung – Fu e Dança do Leão aos finais de semana no Centro Social Chinês de São Paulo, em 1963, mas só para os chineses radicados naquele local. A partir daí, suas qualidades como mestre foram mais fortes que as diferenças de etnia e nacionalidade. Começando a ensinar brasileiros, dentre os primeiros alunos brasileiros formados faixa preta pelo Grão Mestre Chiu Ping Lok, destacamos o Airton Antônio Cardoso Filho o primeiro aluno aceito como discípulo após ter participado da cerimônia do chá (BAISHI), porém não deu continuidade no desenvolvimento do estilo.
Chiu Ping Lok foi o pioneiro da tradicional Dança do Leão, que faz parte da cultura milenar e do folclore chinês e também o pioneiro representante na América do Sul da INTERNATIONAL DRAGON AND LION DANCES ASSOCIATION LIMITED (Associação Internacional de Dança do Leão e Dragão Ltda.) no Brasil desde 1961. Em 1969 inaugurou a primeira Academia de Kung Fu registrada no Brasil, na Rua Catequese nº 72, em Santo André – SP; deu aula no clube dos alemães na Vila Assunção até 1980. Em 1980 inaugurou a sede da academia Tai Chi na Rua Santo André nº 662, no mesmo Bairro. Em 06 de Junho de 1977, fundou a Associação Central Fei Hok Phai de Kung Fu Wushu do Brasil, com o objetivo de organizar e difundir o estilo em todo o País, hoje chamada de ACCFHPKWBRASIL (Associação Central Chiu Ping Lok Fei Hok Phai kung fu Wushu do Brasil), rebatizada com o nome do próprio Grão Mestre, como forma de homenageá-lo pelos seus seis discípulos Mestre Jair Lima, Mestre Valter, Mestre Moreira, Mestra Maria Luiza Hourneaux, Mestre Guilherme Stamato e Mestra Cintia Yan Sue.
Com os praticantes brasileiros mais antigos, com o objetivo de fundar a Federação Paulista de Kung-fu (FPKF) e a Confederação Brasileira de Kung-fu/ Wushu (CBKW), a fim de organizar o ensino e a divulgação da arte marcial chinesa no Brasil.
Conhecido em todo o Brasil pela comunidade das artes marciais chinesas, Chiu Ping Lok foi pioneiro no ensino do Kung Fu tradicional e da cultura chinesa, Dança do Leão e Dragão. Seus alunos são famosos até hoje pelas demonstrações de kung Fu, Dança do Leão e Dragão. Por esse legado cultural chinês, Mestre Chiu Ping Lok foi várias vezes condecorado com a medalha João Ramalho, Comenda de mérito da Educação e Grão Cruz Municipalista, outorgadas pela sociedade brasileira de Educação e Integração; e a Grã-Cruz da Soberana Instituição, outorgada pela Heráldica Ordem da Paz Universal.
Mestre Chiu Ping Lok
Seu falecimento deu-se em 22 de Agosto de 2009 por motivo de doença. O Kung Fu Brasileiro ficou órfão de um dos maiores mestres, incentivadores e divulgadores da arte marcial e da cultura chinesa. Segundo os costumes tradicionais chineses, deixou como seu sucessor o Mestre Jair Melo Lima, o primeiro dos mestres graduados dentro do Estilo Fei Hók Phai; além dos mestres Valter Tadeu Ribeiro, Guilherme Eduardo Stamato, Maria Luiza Hourneaux, Cintia Yan Sue e Aparecido Moreira. (Foto).
Dança do Leão em Brasiléia (Acre)
Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre – ACAMAA através do Projeto Ponto “Cultura na Fronteira”, lançou o curso cultural Dança do Leão no município de Brasiléia, foi o 1º curso dessa modalidade a ser realizado no Estado do Acre, teve duração de 40 horas/aula, com inicio dia 23/03/2013, sábado a partir das 09:00 horas da manhã, no Ginásio de Brasiléia Eduardo Lopes Pessoa, as inscrições foram gratuitas realizadas no Centro Cultural de Brasiléia , sala do Ponto de Cultura e no local do Curso, as aulas foram ministradas pelo Professor Glenilson Araújo Figueiredo, o (Nil ) ,aos sábados e domingos.
O Ponto Cultura na Fronteira é financiado pelo Governo Federal, através do PRONASCI em Parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansur, executado pela Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre – ACAMAA, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Brasiléia e do SESC/ unidade de Brasiléia.
Para o Presidente da ACAMAA, Carlos Carvalho, “o objetivo do projeto Ponto Cultura na Fronteira é incentivar o desenvolvimento dos diversos seguimentos culturais no município, potencializa-los e também trazer novidades a cultura de Brasiléia e região”.
Alunos da Escola Dragões de Orion Fonte: Rose Farias/Assessoria (FWEM).
As Crianças e jovens de Brasileia e Epitaciolândia pela primeira vez vivenciaram o contato com a Dança do Leão, arte marcial da cultura chinesa. A ideia é criar um calendário para desenvolver atividades com a comunidade em várias linguagens artístico-culturais. Já foram realizados os cursos de dança de salão para a terceira idade, hip hop e capoeira. Os alunos tiveram conhecimentos sobre os instrumentos musicais, o figurino tradicional chinês e o leão. A teoria foi feita com a exibição de vídeos sobre a arte milenar, na prática, os alunos puderam demonstrar todo o conhecimento adquirido.
O professor Nil organizou uma apresentação das equipes na Gameleira em Rio Branco. Para os alunos foi um teste de fogo, pois tiveram que demonstrar tudo àquilo queaprenderam durante o curso, àrealização desse curso é um marco na história do Kung Fu acreano, que sempre preza pelos princípios dessa arte "milenar”. DesteFevereiro de 2009, abertura do ano chinês (ano rato).
Apresentação da Dança do Leão na gameleira.Fonte: http://estilodragao.blogspot.com.br/
Através da Escola Dragões de Orion, que nos últimos anos vem fazendo um bom trabalho com o kung-Fu em Brasiléia e Epitaciolândia(em 2012 atendeu a mais de 230 alunos através da escolinha de kung-Fu, com participação em quatro campeonatos no Estado, desfiles e apresentações).




Alunos da Escola Dragões de Orion Fonte: http://estilodragao.blogspot.com.br/
A Dança do Leão em Brasiléia é uma apresentação nortista interativa sendo mais uma nova modalidade cultural. O ritual é realizado por dois participantes representando o Leão - um na cabeça e outro na cauda - e mais três membros nos instrumentos musicais, como tambor, pratos e gongo, além de outro participante representando o monge.
Apresentação da Dança do Leão em Brasiléia
Fonte: Rose Farias/Assessoria (FWEM). Fonte:http://estilodragao.blogspot.com.br/
Segundo zeny Rosendahl a "cultura" é uma chave para compreensão sistemática de diferenças e semelhanças entre os homens. A noção de cultura considera não indivíduos isolados ou quaisquer características pessoais que possam possuir, mas comunidades de pessoas ocupando um espaço determinado, amplo e geralmente contínuo, além das numerosas características de crença e comportamento comuns aos membros de tais comunidades. A cultura resulta da capacidade de os seres humanos se comunicarem entre se por meio de símbolos.
Uma comunidade de pessoas que compartilhar uma cultura comum pode existir encravada numa única aldeia isolada, na qual todos os habitantes estão em contato direto diário, ou pode se entender sobre um vasto território dentro do qual pessoa, objetos e ideias circulam mais ou menos livre e continuamente. Uma cultura passa a se difundir quando os que a compartilham se deslocam, ou quando a sua correspondente esfera de comunicação, e os símbolos ai incluídos,prevalecem sobre os de outras culturas em novos territórios.
Considerações Finais
A Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre – ACAMAA através do Projeto Ponto “Cultura na Fronteira”, lançou o curso cultural Dança do Leão no município de Brasiléia, foi o 1º curso dessa modalidade a ser realizado no Estado do Acre, teve duração de 40 horas/aula, com inicio dia 23/03/2013, sábado a partir das 09:00 horas da manhã, no Ginásio de Brasiléia Eduardo Lopes Pessoa, as inscrições foram gratuitas.
Através da Escola Dragões de Orion, que nos últimos anos vem fazendo um bom trabalho com o kung-Fu em Brasiléia e Epitaciolândia As Crianças e jovens pela primeira vez vivenciaram o contato com a Dança do Leão, da cultura chinesa. Os alunos tiveram conhecimentos sobre os instrumentos musicais, o figurino tradicional chinês e o Leão. Para o Presidente da ACAMAA, Carlos Carvalho, “o objetivo do projeto Ponto Cultura na Fronteira é incentivar o desenvolvimento não só da Dança do Leão mais, outros diversos seguimentos culturais no município, potencializando- os trazendo novidades a cultura de Brasiléia e região”.
Referências:
ZENYRosendahl Introdução a geografia cultural,CORRÊA Roberto Lobato. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Disponível em:
http://estilodragao.blogspot.com.br/> acesso em: 28 out.2013
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7> acesso em: 24 out.2013.
http://estilodragao.blogspot.com.br/> acesso em: 25 out.2013.
www.unicamp.br/nipe/taichi/leon.htm>acesso em: 28 out.2013.
www.shaolinvalinhos.com.br/dleao.>acesso em: 28 out.2013.

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