Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre – ACAMAA através do Projeto Ponto “Cultura na Fronteira”, lança o curso cultural Dança do Leão no município de Brasiléia, será o 1º curso dessa modalidade a ser realizado no Estado do Acre, terá a duração de 40 horas/aula, com inicio dia 23/03/2013, sabado a partir das 09:00 horas da manhã, no Ginásio de Brasiléia Eduardo Lopés Pessoa, inscrições gratuitas no Centro Cultural de Brasiléia , sala do Ponto de Cultura e no local do Curso, as aulas serão ministradas pelo Professor Nil aos sabados e domingos.
A dança do Leão é uma dança tradicional tipica da cultura chinesa, dança realizada em equipe em eventos como ano novo chinês, casamentos, festividades e festivais de artes marciais e competições tradicionais.
A dança do Leão é uma cerimônia realizada com o intuito de trazer sorte, felicidade e prosperidade à quem a contrata, além de espantar espíritos maléficos na cultura chinesa. Antigamente na China, os participantes da Dança ficavam encarregados de proteger o local onde se oferecia o ritual da dança do leão, o ano todo, por isso somente os praticantes de kung fu mais bem treinados da escola podiam realizar tal dança.O ritual representa o Leão acordando, em busca de seu alimento (o alface - sómbolo de prosperidade e fartura) e brincando com o monge.Tratam-se de apresentações interativas, onde o Leão passa fazendo reverência ao público. É realizada por dois participantes representando o Leão (um na cabeça e outro na calda), três participantes tocando o Tambor, os pratos e o gongo e um participante representando o monge.
O Ponto Cultura na Fronteira é financiado pelo Governo Federal, através do PRONASCI em Parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, executado pela Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre – ACAMAA, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Brasiléia e do SESC/ unidade de Brasiléia.
Para o Presidente da ACAMAA, Carlos Carvalho, “ o objetivo do projeto Ponto Cultura na Fronteira é incentivar o desenvolvimento dos diversos seguimentos culturais do nosso município, potencializa-los e também trazer novidades a cultura de Brasiléia e região.”
O Ponto Cultura na Fronteira funciona no Centro Cultural em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal de Brasiléia à ACAMAA em forma de comodato pelo tempo de duração do projeto.
Carlos Carvalho Presidente da ACAMAA e Ponteiro do Ponto Cultura na Fronteira